top of page

Mentalidade Empreendedora



Quero te provocar a pensar na palavra Empreendedor de uma outra ótica.

Sou empreendedor desde os 15 anos de idade. E já fui todo tipo de empreendedor.

Já fui empreendedor de negócios, sendo dono de várias empresas em diversos segmentos.

Já fui vendedor empreendedor, representando marcas, serviços e produtos.

Já fui empreendedor de carreira, trbalahando para empresas de diversos portes.

Já fui empreendedor liberal, com uma profissão, quando me formei educador financeiro na Faculdade, lá pelos anos 90.

Sou o Mentor da Mentalidade Empreendedora e estudo o perfil dos empreendedores de sucesso, sejam eles donos de empresas, funcionários, profissionais liberais, vendedores, representantes, vendedores de chocolates em semáforos e outros diversos empreendedores que tive o prazer de conhecer e de formar na vida.

Primeira crença que tem de quebrar, é que ser empreendedor é um talento nato, ou uma características de perfis comportamentais. Todos podem ser. Todos tem talentos para ser. Empreender se aprende. Empreender é um estado mental,

A segunda crença é que o empreendedor é dono de um negócio ou uma empresa. Isto não é verdade. Empreendedor é aquele que sonha, planeja e executa. É uma mente realizadora. Não é uma mente apenas sonhadora.

O empreendedor coloca seus planos em prática e seu dia a dia em ação, buscando atingir metas e objetivos, na maioria das vezes desafiantes.

Temos o empreendedor de carreira, que escolhe a Universidade já pensando nas 10 empresas que quer trabalhar, entra como estagiário e fica até virar um diretor ou se muda para outra empresa, buscando novos desafios. Este é o EMPREENDEDOR DE CARREIRA.

Outro tipo é o EMPREENDEDOR DE PROFISSÃO, que escolhe por vocação, sua profissão. Nossos advogados, engenheiros, médicos, pedagogos, contadores, e demais profissões. Focando em se tornar o melhor em sua área. Ficando em resultados financeiros e resultados de qualidade e performance.

Existe também os "vendedores". Estes podem ser representantes de marcas, produtos e serviços. Eles são o coração de muitas empresas, que sem eles nem existiriam e são focados em bater metas todos os meses.

Temos os auto empreendedores, aqueles que são as empresas de uma pessoa só. Vendedores de bolos, empresas de limpeza, agencias de marketing, seguros e muitos outros que atuam como EUpresa. São responsáveis por milhares ou milhões de empresas abertas no Brasil.

O importante não é qual deles você é, mas sim, onde esta hoje, feliz ouo não, ter a mente empreendedora. Para isto:


  1. Seja grato por onde esta.

  2. Tenha objetivos claros e bem definidos

  3. Todo foco nos resultados. Não importa dar o seu melhor. Tem de dar resultado

  4. Crie rotinas diárias que tragam resultados, gerem lucro e agreguem valor a sua vida. Não perca tempo, com o que não é produtivo. Tenha uma agenda cheia de tarefas que geram resultados. Não deixe sua agenda vazia.

  5. Fé. O empreendor acredita em si. O empreendedor acredita que é capaz de alcançar seus objetivos e acima de tudo, que depende dele, seus resultados.

  6. Força. Vencer a preguiça, o medo, a procrastinação e todas as desculpas que inventa para você mesmo, tirando de você a responsabilidade pelos resultados que tem.

  7. Foco. Não desistir é um dos maiores desafios.


Construa uma mente empreendedora e viva uma vida plena. Cheia de desafios, de mundaças e de evolução.

Comments


bottom of page